Antiga Fabrica de Moagem em Serpa

Antiga Fabrica de Moagem em Serpa

Uma fábrica de moagem é estabelecida em Serpa, no início do século XX, por iniciativa da “Nova Companhia Nacional de Moagem”, uma grande empresa industrial de moagem de cereais fundada em 1907, com sede em Lisboa. Em 1919, essa sociedade funde-se com outra empresa dando origem à “Companhia Industrial de Portugal e Colónias” a qual, em data anterior a 1928, vende a fábrica em Serpa a uma firma local, a “Sociedade Cooperativa de Exploração Mecânica Agrícola” que se transformou depois em “Sociedade de Moagem Serpense Lda.”. Esta foi dissolvida em 1940 e, dois anos mais tarde, a fábrica foi comprada por Mariano Lopes, um grande comerciante e industrial local, que constituirá com os seus filhos a sociedade “Mariano Lopes & Filhos Lda”. São introduzidas na fábrica amplas beneficiações que alargam a sua capacidade produtiva – uma delas será a instalação do motor diesel Blackstone.
O espaço fabril, que deixa de laborar na década de 70 do século XX, foi adquirido pela Câmara Municipal de Serpa, que o transformou em 2011 num projeto aberto ao público, denominado Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico.

Contactos:

Telefone 284540100, Fax 284544721, geral@mun-serpa.pt

O que pode ver

  • Motor diesel a dois tempos Blackstone EPV 2

    Motor diesel a dois tempos Blackstone EPV 2

    Motor diesel Blackstone tipo EPV 2 de 80 CV – 600 rpm., produzido em Inglaterra na década de 30 do século XX e do qual existem já raros exemplares em Portugal. O motor foi usado como força motriz do sistema de moagem desde 1948 até à década de 70, altura em que a fábrica cessou a sua atividade.
    O motor – que depois de recuperado e a funcionar “em vazio” não ficará no local original – é um elemento fundamental...

  • Equipamentos relativos ao processo de moagem

    Equipamentos relativos ao processo de moagem

    Dois pisos e quatro salas, diferenciados de acordo com as várias fases de transformação dos cereais, faziam com que o circuito de produção fosse concentrado num só edifício. Destaque para o sistema de mós construído na Bélgica pelos ateliês Léon Michel-Simonis, montado na fábrica nos primeiros anos da sua laboração. O projeto museológico em curso da quase centenária fábrica de moagem assenta na preservação in situ de todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade...

GPS:

N 37°56'46.13" W 7°35'48.11"

Localização:

Estr. da Circunvalação, 7830 Serpa, Portugal

Como chegar cá?

Vindo do Norte: siga pela A1 (Autoestrada do Norte) até Santarém, onde deverá sair e seguir as indicações de A13/Algarve. Atravesse a Ponte Salgueiro Maia, que liga Santarém e Almeirim, e ingresse na A13 em direção ao Algarve. Tome depois a A2 (Autoestrada do Sul) e saia na indicação Beja/Ferreira do Alentejo. Siga pela EN259 até Ferreira do Alentejo, continue pela EN121 até Beja e pela EN260 até Serpa.
Vindo de Lisboa: saindo de Lisboa, quer pela Ponte 25 de Abril, quer pela Ponte Vasco da Gama, deve tomar a direção do Algarve (A2/Autoestrada do Sul). Na A2 deve sair em Beja/Ferreira do Alentejo. Daqui tome a EN259 até Ferreira do Alentejo, continue pela EN121 até Beja e pela EN260 até Serpa.
Vindo do Algarve (Faro): apanhe a A2 no sentido de Lisboa e saia em Castro Verde (IC2) no sentido Beja e Serpa (EN260).