Central Hidroeléctrica do Caldeirão

Central Hidroeléctrica do Caldeirão

A antiga Central Hidroeléctrica do Caldeirão tem actualmente três grupos, dois hídricos e um diesel,a comporta,a levada e uma subestação(ainda pertencente à EDP Distribuição).
Com a aquisição, por parte da autarquia, desta antiga central hidroeléctrica, e dando continuidade à estratégia de reconversão urbana desta área da cidade, o Município de Torres Novas propõe a sua recuperação e reconversão com vista à criação de um Centro de Ciência Viva.

Bibliografia:
SINEIRO, José Ribeiro, 2010, A iluminação pública e a electricidade na vila de Torres Novas: subsídios e documentos, Torres Novas, CMTN
Pretende-se a reabilitação de um edifício com características arquitectónicas específicas, salvaguardando a sua memória, no âmbito da arqueologia industrial, e dinamizando os seus conteúdos, no âmbito de uma acção pedagógica vocacionada para a ⤽Energia⤝ e ⤽Ambiente⤝.

Contactos:

Telef: 249839430; Fax: 249 811 780; email: geral@cm-torresnovas.pt

O que pode ver

  • Grupo gerador hídrico ASEA da central do Caldeirão

    Grupo gerador hídrico ASEA da central do Caldeirão

    Grupo gerador hídrico, instalado em 1937, com a potência mecânica de 105 CV. Equipado com turbina do tipo Francis Voith, fabricado por J. DENIS PRAÇA. O alternador é de fabrico ASEA, com a potência de 110 kVA, corrente alterna trifásica, 50 Hz, 220/380 V.

  • Grupo gerador hídrico AEG da central do Caldeirão

    Grupo gerador hídrico AEG da central do Caldeirão

    Grupo gerador hídrico, instalado em 1936, com a potência mecânica de 64 CV. Equipado com turbina do tipo Francis Voith, fabricado por J. DENIS PRAÇA. O alternador é de fabrico AEG, com a potência de 52 kVA, corrente alterna trifásica, 50 Hz, 220/380 V....

  • Grupo diesel eléctrico Ruston da central do Caldeirão

    Grupo diesel eléctrico Ruston da central do Caldeirão

    Grupo Diesel eléctrico, instalado em 1939, com a potência mecânica de 80 CV. Fabricado pela RUSTON – Lincoln – England. O alternador é de fabrico BERGMANN, com a potência de 80 kVA, corrente alterna trifásica, 50 Hz, 220/380 V.

  • Quadro eléctrico de comando da central do Caldeirão

    Quadro eléctrico de comando da central do Caldeirão

    Quadro eléctrico de arranque e comando da central do Caldeirão, comum aos dois grupos hídricos e ao grupo térmico.

  • Comporta e levada da central do Caldeirão

    Comporta e levada da central do Caldeirão

    Conjunto hidráulico datado da origem da central, constítuido pela comporta e levada de água para alimentação da central hidroeléctrica.

GPS:

N 39º 28' 45.65'' W8º 32' 12.00''

Localização:

: Rua do Caldeirão, 2350 Torres Novas, Portugal