Museu Natural da Electricidade de Seia

A 6 km da cidade de Seia, a 800 m de altitude, num local particularmente agradável, nas margens do rio Alva, está instalado o Museu Natural da Electricidade.
Trata-se da Central da Senhora do Desterro, uma das mais antigas centrais hidroeléctricas de Portugal, fruto da iniciativa de um grupo de industriais locais, que viram nas características hídricas da serra da Estrela um potencial energético que designaram por hulha branca.
Tendo sido a primeira central do Aproveitamento Hidroeléctrico da Serra da Estrela, inaugurada a 26 de Dezembro de 1909, marcou o início de actividade da Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHESE) e permitiu que, nessa data, a energia eléctrica chegasse a Seia pela primeira vez.
Concebido pelo industrial António Marques da Silva foi construído, ao longo de seis décadas, um sistema de centrais hidroeléctricas em cascata, que percorrem altitudes entre os 400 e os 1600 metros e que têm os seus caudais regulados no Verão com as águas da Barragem da Lagoa Comprida, entre outras.
1907 foi o ano em que se iniciou a construção deste primeiro aproveitamento hídrico (Central da Senhora do Desterro), dos quatro existentes sobre o rio Alva. Seguiu-se-lhe em 1919 a da Ponte de Jugais, em 1937 a de Vila Cova e, mais tarde, a do Sabugueiro, empreendimentos que representaram um importante papel no desenvolvimento da electrificação regional.

Com ampliações sucessivas, a central da Senhora do Desterro, manteve-se em actividade até 1994 e, através de uma parceria entre a EDP e o Município de Seia, abriu ao público no dia 11 de Abril de 2011 transformada num espaço de fruição de memória que remonta, pois, aos primórdios da exploração da energia eléctrica em Portugal.

Contactos:

Tel.: 238 316 276; museudaelectricidade@cm-seia.pt, museu.electricidade@cm-seia.pt

Sala de Máquinas da central hidroeléctrica da Nossa Senhora do Desterro

O Museu Natural da Electricidade, representativo da arqueologia industrial, alicerçou a sua exposição permanente nos equipamentos que durante décadas permitiram o seu funcionamento.
    Aqui, podemos tomar contacto com o processo de produção da central, compreendendo o funcionamento dos quatro grupos geradores equipados com turbinas Pelton, do Painel de comando, da conduta, do canal da restituição da água ao rio Alva e, também, com diversas ferramentas de apoio usadas na manutenção das máquinas.

Grupo Gerador Pelton da central da Nossa Senhora do Desterro

Um dos quatro grupos geradores hídricos Pelton originais que a 26 de Dezembro de 1909 produziram a energia eléctrica que chegou a Seia pela primeira vez....

Quadro eléctrico de comando da central da Nossa Senhora do Desterro

Quadro eléctrico que fez em 1909 o primeiro paralelo da energia produzida na central da Nossa Senhora do Desterro com a rede de distribuição de energia eléctrica da Vila de Seia.

GPS:

N 40º23’54.82' W 7º41'12.59''

Localização:

Senhora do Desterro, 6270-277, São Romão - Seia

Como chegar cá?

Desde o Porto:
Siga pela A1 até ao nó de Albergaria. Saia e entre na A25 no sentido Viseu/Vilar Formoso. Siga até encontrar a saída para Viseu, saia e siga em direcção a Nelas pela N231. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela mesma estrada. Aqui, siga até S. Romão e depois tome a direcção da Senhora do Desterro.

Desde Lisboa:
Siga pela A1 no sentido Norte até ao nó de Coimbra. Saia e entre no IP3 no sentido Viseu. Siga nessa estrada até encontrar a saída para Nelas. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela N231.
Aqui, siga até S. Romão e depois tome a direcção da Senhora do Desterro.