Interior da Central Hidroeléctrica. 1929-30. Foto: J.N.Ribeiro.Câmara Municipal de Oeiras, Arquivo Fotográfico do MPN

Central Hidroeléctrica da Fábrica da Pólvora de Barcarena

Projetada em 1918, a Central Hidroeléctrica é instalada em 1925, na margem direita da ribeira de Barcarena. Esta central produzia corrente contínua para alimentar os motores elétricos de acionamento de quatro Engenhos de Galgas de ferro fundido, da marca Krupp, instalados no Edifício das Galgas, bem como dos equipamentos de calibração e lustração, em funcionamento nas Oficinas a Vapor.

A alimentação desta central era feita através de um aqueduto, com cerca de 700m de comprimento, que tem origem no canal das azenhas da Fábrica de Cima. A central era apoiada nos períodos de escassez de água por duas Centrais Diesel, situadas a Norte. Possuía duas turbinas Francis, de eixo horizontal e potência unitária de 50HP, as quais acionavam três dínamos, dois de 40kW cada um e um de 5,5kW, destinados à iluminação e aos serviços auxiliares. A corrente contínua permitia maior facilidade na variação da velocidade de rotação dos motores elétricos que acionavam os equipamentos de fabrico substituindo, assim, as máquinas a vapor.

Fabricante:

KUHNERT-TIMBO-WERK

Época de Fabrico:

1925

O que pode ver

  • Interior da Central Hidroeléctrica. 1929-30. Foto: J.N.Ribeiro.Câmara Municipal de Oeiras, Arquivo Fotográfico do MPN Interior da Central Hidroeléctrica. 1929-30. Foto: J.N.Ribeiro.Câmara Municipal de Oeiras, Arquivo Fotográfico do MPN