Caldeira Geradora de Vapor nº1 Babcock & Wilcox

Capacidade incluindo ebulidores – 5,500 m3
Superfície de aquecimento – 150 m2;
Superfície da Grelha – 3,75 m2
Proveniente da fábrica de aglomerados da Mundet, no Montijo, esta caldeira foi transferida e remontada na Fábrica da Mundet, no Seixal, em 1952, depois de reparada e da sua câmara de combustão ter sido adaptada ao consumo de fuelóleo (o que nunca se chegou a verificar), tendo sido instalada no atual edifício da central de vapor.
No pedido de renovação de prova de caldeira, solicitado pela Mundet, em 15 de Abril de 1942, para a caldeira sita na sua fábrica de aglomerados de cortiça do Montijo, afirmava-se que a “caldeira estava timbrada a 8,5 Kg/cm2, pelo que se requer também para poder trabalhar à pressão de 11,25kgs/cm2, para o que foi convenientemente preparada pela Casa Babcock e Wilcox, L.td.”, timbre de pressão de vapor que manteve até à desativação da caldeira, aquando do encerramento da fábrica, em 1988.
Este gerador não se destinava a ampliar os recursos da Mundet (Seixal) em vapor, mas tão só a suprir as carências que viessem a verificar-se em caso de avaria da caldeira de maiores dimensões.

Fabricante:

Babcock & Wilcox, L.td.

Época de Fabrico:

1925

O que pode ver

• Caldeira geradora de vapor N.º 1. ©Ecomuseu Municipal do Seixal / CDI – António Silva, 2004 Caldeira geradora de vapor N.º 1. ©Ecomuseu Municipal do Seixal / CDI – António Silva, 2004
  • Economizador de vapor do fabricante E. Green & Son, Ltd. ©Ecomuseu Municipal do Seixal / CDI – António Silva, 1997 Economizador de vapor do fabricante E. Green & Son, Ltd. ©Ecomuseu Municipal do Seixal / CDI – António Silva, 1997
  • Volante do soprador para limpeza de fuligem. ©Ecomuseu Municipal do Seixal / CDI – António Silva, 2006 Volante do soprador para limpeza de fuligem. ©Ecomuseu Municipal do Seixal / CDI – António Silva, 2006