Subestação da central térmica do Funchal

Subestação da central térmica do Funchal

A subestação do Funchal foi construída pela Câmara Municipal do Funchal no ano de 1952/1953 com a finalidade de receber a energia eléctrica produzida nas centrais hidroeléctricas da Serra de Água e da Calheta, por forma a assegurar o abastecimento de electricidade ao Funchal, que passou a ser distribuída em corrente alternada.
Esta subestação foi edificada no local onde se situava a sede da antiga concessionária ⤽The Madeira Electric Lighting Co (1909) Ltd.⤝- 2ª. MELC. Na nova unidade foram instalados dois transformadores de 3 600 kVA, de 30000/6600 V, do fabricante francês Merlin & Gerin.
A inauguração da Central da Serra de Água, em 3 de Maio de 1953, marca o início oficial da entrada em serviço da subestação do Funchal, que já funcionava em regime experimental, desde Março. Sendo até 1970, a única subestação existente no Funchal e na zona leste da Ilha da Madeira, forneceu energia eléctrica, em corrente alternada, não só a esta cidade, mas também aos concelhos de Santa Cruz, Machico, Santana e Câmara de Lobos.

Fabricante:

Merlin & Gerin, França

Época de Fabrico:

1953

O que pode ver

  • Subestação da central térmica do Funchal Subestação da central térmica do Funchal