Interior da sala das caldeiras de alta pressão.

Sala das Caldeiras de Alta Pressão da Central Tejo

A sala das caldeiras contém as quatro últimas caldeiras geradoras de vapor de alta pressão que estiveram ao serviço na Central Tejo e cujo último registo data de 14 de Agosto de 1972, dia em que se meteu fogo na fornalha da caldeira nº 15 pela última vez.
A instalação na Central Tejo de equipamento de maior potência e de melhor rendimento, constituiu sempre ao longo da vida da central, o corolário natural do crescimento acentuado dos consumos de electricidade em todas as áreas de utilização: força motriz industrial, sector doméstico e iluminação pública.
Mas é a partir da década de 1930 que esse crescimento se acentua levando a Central Tejo mais uma vez a aumentar a sua de potência, e desta forma no inicio da década seguinte já a central trabalha em regime de alta pressão.
Estas quatro caldeiras de 40 kg/ cm2 a 460 ºC que estão patentes ao público, foram encomendadas pelas Companhias Reunidas de Gás e Electricidade (CRGE), em Junho de 1938 ao fornecedor habitual BABCOCK & WILCOX, cujas enormes dimensões, exigiram a construção do maior edifício de todo o conjunto - o Edifício de Caldeiras de Alta Pressão e entraram em funcionamento, primeiro, em 1941, as caldeiras 12,13 e 14, e por último, em 1951, a caldeira 15.

Fabricante:

BABCOCK & WILCOX

Época de Fabrico:

1939-1951

Parceiro:

Fundação EDP

O que pode ver

  • Interior da sala das caldeiras de alta pressão. Interior da sala das caldeiras de alta pressão.
  • Caldeira de alta pressão nº 14 Caldeira de alta pressão nº 14
  • Retaguarda das caldeiras de alta pressão. Retaguarda das caldeiras de alta pressão.
  • Visita ao Interior da fornalha da caldeira nº 15. Visita ao Interior da fornalha da caldeira nº 15.
  • Barrilete da caldeira nº 14 Barrilete da caldeira nº 14
  • Funis alimentadores de carvão das caldeiras de alta pressão Funis alimentadores de carvão das caldeiras de alta pressão
  • Vista do interior da caldeira de alta pressão nº 14 (zona dos feixes vaporizadores) Vista do interior da caldeira de alta pressão nº 14 (zona dos feixes vaporizadores)
  • Recriação de intervenção de fogueiro na remoção de carvão encravado no carro de grelhas  pela retagurada da caldeira. Recriação de intervenção de fogueiro na remoção de carvão encravado no carro de grelhas pela retagurada da caldeira.