Turbina Francis da central da confluência dos rios Alcôa e Baça

Turbina Francis

Dois grupos hídricos equipados com turbinas do tipo Francis com potência mecânica de 30 CV.

A central é um edifício que abriga os grupos turbina e alternador, que produzem energia eléctrica a partir da energia hidráulica. A água é utilizada como fonte de energia em máquinas denominsdas de turbinas hidráulicas. Os antigos moinhos de água já utilizavam o potencial de reservatórios e a cinética de quedas de água para fornecer potência máquinas e bombas de água. Com o aparecimento da tecnologia das turbinas hidráulicas estas tiveram um papel fundamental no accionamento de geradores eléctricos. O número, o tipo e as características das turbinas que equipam as centrais são seleccionados em função da queda e do caudal. As turbinas hidráulicas transformam em energia mecânica a energia cinética da água à entrada na turbina e tornam-na disponível num veio, ao qual é ligado o rotor do gerador eléctrico (alternador). As turbinas de reacção (como as Francis) trabalham no seio da água turbinada. A água penetra na roda móvel por toda a periferia, fazendo a descarga paralelamente ao eixo de rotação.
Nas turbinas de reacção a pressão à saída é inferior à da entrada. Estas turbinas são normalmente utilizadas para médias e baixas quedas de água.

Fabricante:

Francis

Época de Fabrico:

1930

O que pode ver

  • Turbina Francis da central da confluência dos rios Alcôa e Baça Turbina Francis da central da confluência dos rios Alcôa e Baça