MODELOS DE MINAS DO SÉCULO XIX – ENGENHOS DE EXPLORAÇÃO MINEIRA

Exposição de longa duração constituída por 52 modelos tridimensionais, produzidos no século XIX na Real Academia de Minas de Freiberg, Alemanha, elaborados em madeira e metal, representando um engenho, máquina ou processo de manufatura. Foram usados durante várias décadas no ensino da engenharia de minas, primeiro na Universidade de Frieberg e, mais tarde, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, para onde foi trazida no início do século XX pelo Professor Alfredo Bensaúde. Desde 2006 encontram-se no Museu Mineiro do Lousal encontrando-se a exposição dividida nas seguintes áreas.
Subterrâneo: Sistemas e Métodos de Exploração
Trajeto Vertical: Elevadores e outros Sistemas de Extração
Trajeto Horizontal: Vagonetas e Sistemas de Armazenamento
A Água: Bombagem e Escoamento