Central Eléctrica da Levada de Tomar

A Central Elétrica da Levada de Tomar, classificada como património de Interesse Público, preserva o imóvel do século XX e, conservado in situ, um importante conjunto de equipamentos que permitem interpretar e futuramente apresentar ao público, no contexto do Museu da Levada, três formas de produção de energia elétrica: hidráulica, a vapor e a diesel.
Reportando a história do imóvel a partir do século XX, foi a 1 de Junho de 1902 que a empresa
Cardoso d’Argent inaugurou a primeira central elétrica, construída no espaço de antigos lagares da Ordem de Cristo e destinada a fornecer eletricidade às 100 lâmpadas de 16 velas na cidade de Tomar. Tendo sido seguidamente vendida a Jean Bourdain e Cia, em 1909 a central deixou de funcionar devido a uma grande cheia. A iluminação da cidade voltar a fazer-se a petróleo.
Em 1910, a central elétrica foi vendida à Sociedade Manuel Mendes Godinho, com o propósito de vir a alimentar também a moagem A Portuguesa. Em 1916, a empresa ampliou a central, que veio a receber sucessivos novos equipamentos. Para uma turbina a vapor (em 1919), terá sido instalada uma caldeira geradora, de tubos (mais tarde destruída), equipada de uma chaminé de tijolo e respetiva conduta, as quais se mantiveram até hoje e fazem parte do conjunto patrimonial.
Na década de 1950 a concessão de eletricidade terminou, ficando a central apenas a trabalhar para a Sociedade Manuel Mendes Godinho e a cidade de Tomar passou a estar ligada ao fornecimento da barragem de Castelo de Bode.
Em 1976, a Central Elétrica acolheu uma Exposição de Arqueologia Industrial, a primeira realizada no nosso país.

Contactos:

cultura@cm-tomar.pt

O que pode ver

Grupo gerador hídrico Francis da Levada de Tomar

Grupo gerador hidráulico instalado em 1924, constituído por turbina tipo Francis, fabrico AME, com volante de balanço acoplada por correia de transmissão a um alternador Asea.

Grupo gerador hídrico Meyer da Levada de Tomar

Grupo hidráulico instalado em 1944 composto por turbina de hélice de fabrico Meyer acoplada a um alternador de marca Asea; a partir de 1953 passou a fornecer energia para fins industriais, funcionou até por volta de 1996 para alimentar os motores da moagem A Portuguesa.

Grupo diesel Winterthur da Levada de Tomar

Motor diesel Winterthur de 120 CV, de alta compressão, com três cilindros, instalado em 1927 para fornecer energia à cidade

GPS:

Lat.: 39°.6030 Long.: -8°.4118