Museu Hidroeléctrico da Ribeira da Praia

Museu Hidroeléctrico da Ribeira da Praia

A Fábrica da Praia, atualmente transformada em Museu Hidroeléctrico da Ribeira da Praia, foi a terceira central hídrica a ser construída (1911) pela Empresa de Electricidade e Gás, Lda., precursora da EDA-Renováveis, na Ribeira da Praia, freguesia de Água d’Alto, concelho de Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel.
As duas anteriores, Central da Vila (1899) e Central da Cidade (1903), são as mais antigas centrais dos Açores, a par com a do Salto do Cabrito, situada no concelho da Ribeira Grande, construída em 1902.
Este notável conjunto de mini-hídricas, foi construído sob o comando técnico do engenheiro micaelense José Cordeiro (1867-1908), formado na “École Centrale de Paris” (1888-1893) e considerado um dos introdutores da energia elétrica em Portugal (1899).
A Central da Praia foi construída como reforço do sistema produtor de uma das mais antigas empresas de eletricidade estabelecidas em Portugal e foi dimensionada para corresponder ao elevado número de pedidos de novos clientes, consequência do enorme sucesso que então constituiu a implementação da “luz eléctrica” na ilha de São Miguel, tanto ao nível público como particular.
Para o efeito foi montado um grupo de 150 kVA.

Notas bibliográficas:
Esboço histórico da eletrificação dos Açores / Luiz Augusto Teixeira de Simas; pref. João Bosco Mota Amaral; rev. Vanda Ribeiro, Colab. Luís Miguel Rodrigues Martins – 2ª ed. – [Ponta Delgada): Empresa de Eletricidade dos Açores, 1997. – 429 p. – Bibliografia, p. 437-438. – ISBN 972 96898-0-6
A luz e as trevas : a iluminação na ilha de S. Miguel, 1880-1920 / Luís Miguel Rodrigues Martins ; pref. Francisco Manuel Sousa Botelho ; rev. John Silva, Cátia Arruda Canto, Ana Paula Raposo ; fot. João Freitas, Virgílio Guerra ; colab. José Leal ...[et al.]. - 1ª ed. - [Ponta Delgada] : Fund. Engª José Cordeiro, 2012. - 493 p. : il. ; 25 cm. p. 487-493. - ISBN 978-989-20-2523-0

Contactos:

Telefone (296202374), fax (296283851), email (destrela@eda.pt)

O que pode ver

  • Turbina hidráulica horizontal tipo Spyral Francis

    Turbina hidráulica horizontal tipo Spyral Francis

    A construção da Fábrica da Praia ou Central da Praia iniciou-se em 1910, como reforço do sistema produtor já existente. No ano seguinte foi instalado o seu único grupo gerador: uma turbina hidráulica horizontal, do tipo Spyral Francis, com a potência de 180 cv, construída por Theodore Bell & Cia e Kriens, Lucerne, Suíça, com o número de fabrico 930, acoplada a um alternador trifásico, de 150 kVA e 3000 Volts, construído pela Société de Electricité Alioth, Suíça, com o...

  • Alternador trifásico da Fábrica da Praia

    Alternador trifásico da Fábrica da Praia

    Alternador trifásico, de 150 kVA e 3000 Volts, 29 amperes, 750 rpm e 50 Hz, com o numero 32454 DG, acoplado à turbina Francis, construído pela Société de Electricité Alioth, Suíça....

  • Quadro elétrico da Central da Fábrica da Praia

    Quadro elétrico da Central da Fábrica da Praia

    Quadro elétrico da Central da Fábrica da Praia, quadro de distribuição – painel em mármore contendo a maioria dos aparelhos originais.

  • Aproveitamento Hidroelétrico da Ribeira da Praia ~As Quatro Fábricas da Luz

    Aproveitamento Hidroelétrico da Ribeira da Praia ~As Quatro Fábricas da Luz

    O Trilho das Quatro Fábricas da Luz é um percurso pedestre com extensão de 2,1 km, a duração de 01h30, classificado como fácil e que se carateriza por ser um trilho linear. Tem o código PR 39 SMI da rede de Trilhos dos Açores.
    Ao longo de todo o percurso estamos rodeados de natureza, com diversas espécies de fauna e flora, bem como ribeiras e quedas de água.
    Ribeira da Praia localiza-se na freguesia de Água d'Alto, concelho de...

Localização:

Lugar da Praia (Trinta Reis), 9680-370 Água d’Alto. Vila Franca do Campo

Como chegar cá?

No sentido de Ponta Delgada – Vila Franca do Campo, passando a Praia de Água d’Alto, situada na Estrada Regional Sul, onde se situa o hotel Bahia Palace, surge uma antiga ponte construída em alvenaria. 500 metros mais adiante, encontra-se, do lado esquerdo, uma placa toponímica indicadora do Lugar da Praia. No local existe também informação sobre a existência do Núcleo Museológico. Deve-se descer a estreita via de dois sentidos, até surgir um pequeno estacionamento de forma arredondada. Mais abaixo, por um pequeno atalho empedrado, encontrará o núcleo museológico localizado entre o casario rústico do local.