Museu  Hidroléctrico de Santa Rita Fafe

Museu Hidroléctrico de Santa Rita Fafe

Museu Hidroeléctrico de Santa Rita tem como base a Central Hidroeléctrica de Santa Rita erguida na margem esquerda do Rio Vizela, inaugurada em 5 de Outubro de 1914, uma obra assumidamente do espírito republicano e de largo alcance social para a época, estando a cargo da Companhia Portuguesa de Electricidade, representante da Casa Schuckert & Cª, de Nuremberga, uma firma pioneira na instalação de centrais hidroeléctricas em Portugal. Na ocasião, a então Vila de Fafe "passou a integrar o número, naquela época ainda diminuto, das povoações portuguesas dotadas de uma rede eléctrica de serviço público".
Com o decorrer dos anos, a rede de iluminação pública foi sendo alargada, o número de consumidores cresceu e o seu fornecimento foi sendo substituído pela Barragem do Lindoso e em Julho de 1981, a Central de Santa Rita acabou por ser desactivada.
Em virtude do seu interesse histórico e cultural - como marco importante do processo de electrificação no Noroeste de Portugal - e dado o bom estado do equipamento, a Câmara Municipal de Fafe, entidade proprietária, decidiu musealizar as instalações, em meados dos anos 80, constituindo um museu regional de electricidade.

Contactos:

NaturFafe - Tel: 253 493 311; museuhidroelectrico@naturfafe.pt

O Grupo Gerador Hídrico

Grupo gerador hídrico original do início da entrada em exploração da central em 1914, constituído por Turbina tipo Francis (de reacção)com potênciade 60 CV construtor J. M. Voith

Grupo Gerador Eléctrico Siemens e Quadro de Comando

Gerador-Alternador Siemens, original datado do início da exploração da central em 1914, com a potência de 55,5 KVA, tensão de 5000V, Frequência de 50HZ e 750 RPM.
    Quadro Eléctrico de Comando que integra:
    5 Amperímetros;
    1 Voltímetro;
    1 Wattímetro;
    1 Contador;
    Seccionadores de energia.

Açude, tomada e câmara de carga

A central hidroeléctrica de Santa Rita aproveita às águas do rio Vizela que são encaminhadas para a câmara de carga por canais....